Em que consiste a esperança do crente?

 A esperança cristã é um dos três grandes pilares da fé em Cristo Jesus. Biblicamente falando, ela é impossível ao não crente em Jesus, por ser uma virtude cristã.

A esperança cristão é garantida pelo agir de Deus, porque o SENHOR não muda (Ml. 3.6). O agir do Altíssimo (Is. 43.13) é insondável e maravilhoso (Jl. 2.26) no paciente processo da Revelação.

Encontramos exemplos inumeráveis e apenas ressaltamos: a criação original; a chamada de Noé, de Abraão e de Moisés; o grande juízo sobre o Egito e o livramento dos hebreus pelo mar Vermelho (onde o exército do Faraó foi destruído); o agir de Deus na conquista de Canaã (abrindo as águas das cheias do Jordão, derrubando as muralhas de Jericó, fazendo o sol e a lua ficarem parados em seu caminhar); o exercício da autoridade espiritual no ministério dos profetas de Deus; os maravilhosos milagres de Jesus e outros tantos dos apóstolos…

Estes e muitos outros relatos das Escrituras consolidam a nossa confiança e esperança no SENHOR como nosso Ajudador, Deus Presente, Maravilhoso Provedor e Sustentador.

Não é de admirar, pois, que o apóstolo Pedro nos anima e fortalece quanto ao depósito desta esperança em Deus (1, 1.3-5 – ênfase nossa):

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que SOIS GUARDADOS PELO PODER DE DEUS, MEDIANTE A FÉ, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.”

No entanto, em que consiste esta esperança?

1) Temos esperança na graça da Deus e nos livramentos que Ele nos oferece nas tribulações desta vida presente (Sl. 33.18-19):

“Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia, para livrar-lhes a alma da morte, e, no tempo da fome, conservar-lhes a vida.”

Leia também: Sl. 42.1-5; 71.1-5,13-14; Jr. 17.17-18.

2) Temos esperança de que chegará o dia em que nossas tribulações cessarão aqui na terra, quando esta não mais estará sujeita à corrupção, e terá lugar a redenção (ressurreição) do nosso corpo (Rm. 8.18-25):

“Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.

A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.

Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.”

Leia também: Sl. 16.9-10; 2 Pe. 3.12.

3) Temos esperança na consumação de nossa salvação (1 Ts. 5.8-10 – ênfase nossa):

“Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira [de Deus], mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos [quer estejamos vivos], quer durmamos [quer tenhamos morrido], vivamos em união com ele.”

4) Temos esperança de uma casa eterna nos novos céus, naquela cidade cujo arquiteto e edificador é Deus (2 Co. 5.1-5; Hb. 11.10 – ênfase nossa):

“Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.

E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial; se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus.

Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.

Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito.”

“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.

Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.”

Leia também: Jo. 14.2; 2 Pe. 3.13.

5) Temos esperança no arrebatamento iminente, indisível e instantâneo da “igreja de Deus… corpo de Cristo”, para o encontro com Ele nos ares; e, quando, então, nós O veremos como Ele é, e nos tornaremos semelhantes a Ele (1 Ts. 4.13-18 – ênfase nossa):

“Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.

Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.

Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.

Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.

Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.”

Leia também: Tt. 2.13; Fp. 3.20-21; 1 Jo. 3.2-3.

6)Temos esperança de recebermos a coroa da justiça (2 Tm. 4.7-8), a imarcescível coroa de glória (1 Pe. 5.4) e a coroa da vida (Ap. 2.10), parte dos galardões reservados para os fiéis. Ênfase nossa:

“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.”

“Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.”

“Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a cora da vida.”

7) Finalmente, temos esperança da vida eterna; da vida garantida a todos que exercem fé em Jesus Cristo e O obedecem (Jo. 3.16-21;36; 6.47 – ênfase nossa):

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê [exerce fé] não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Quem nele crê [exerce fé] não é julgado; o que não crê [não exerce fé] já está julgado, porquanto não crê [não exerce fé] no nome do unigênito Filho de Deus.

O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras.

Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.”

“O Pai ama ao Filho, e todas as coisas tem confiado às suas mãos. Por isso, quem crê [quem exerce fé] no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.”

“Em verdade, em verdade vos digo: quem crê [quem exerce fé] em mim tem a vida eterna.”

Leia também: Tt. 1.2; 3.7; 1 Jo. 5.11-13.

Portanto, o alicerce da esperança do crente em Jesus procede da natureza de Deus Pai, de Jesus Cristo e de Sua Palavra que não volta vazia, mas fará o que Lhe convém e prosperará naquilo para o que foi designada (Is. 55.10-11). Sempre!

Sim! Fiel é Deus. Com tão grandes promessas reservadas àqueles que esperam em Deus e no Seu Filho Jesus, o apóstolo Pedro nos conclama (1, 3.12-17 – ênfase nossa):

“Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.

Ora, quem é que vos há de maltratar, se fordes zelosos do que é bom? Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois.

Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados; antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo, porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.”

Sobre cavaleiroveloz

Porque, se tomarmos parte no sofrimento de Cristo, também tomaremos parte na Sua glória
Esse post foi publicado em Aprendendo a esperar no Senhor, BOM DIA!, Escatologia, GRAÇA e JUÍZO, Janelas da Profecia, Seremos glorificados, Vivendo "igreja de Deus...corpo de Cristo". Bookmark o link permanente.

14 respostas para Em que consiste a esperança do crente?

  1. Lilian disse:

    Maravilhoso !!!
    Esperança …é o grande sentimento do crente.
    Que faz mover todas as coisas, que nos da fe e esperar em Cristo todas as coias.
    Que Deus te abençoe !!!

  2. CHEFE Jabuti disse:

    Olá meu filho!
    Mais uma vez o arremate preciso de sua espada de Cavaleiro e a raça pura do nobre animal que usas em tua arte de cavalaria endossam tamanha riqueza,em crítica, em conhecimento e em vida cristã!
    Faça isso mesmo, naquilo que o Espírito tocar escreva!
    Não apenas as críticas a Oubra, o que, de fato, você faz de modo magistral!
    Abração do CHEFE e acompanhe as minhas revelagens!

  3. Pingback: Lavando os pés…

  4. Salviano disse:

    Muito bom! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual  de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
    http://www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    http://www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, porque:Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão.” ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. http://www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com/ http://www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

  5. Pingback: Liberdade

  6. Pingback: Agradando aos homens e desacatando as Escrituras – Parte V

  7. Pingback: Se alguém chega espalhando a morte, FUJA!

  8. Pingback: Fatos da Escritura Profética-Parte I

  9. Pingback: Fuja, crente! Não seja cúmplice!

  10. Pingback: Muro de lamentações e protestos…

  11. Lucia Helena disse:

    Estimado CV, boa noite!

    Gostaria de deixar uma postagem para você analisar. Isto porque vejo em você uma pessoa equilibrada e de profundo conhecimento da Palavra de Deus.

    Vou escrever daquilo que tenho lido por aqui e que tem me chamado a atenção, isto por achar(meu ponto de vista, é claro!) que se faz necessário trazer uma palavra de equilibrio emocional para alguns, até no sentido de encorajar os irmãos a não ficarem no foco dos seus problemas emocionais. Não quero que pensem que é algo pessoal, mas já que estamos “nessa juntos”, temos que ajudar os que assim necessitam, não achas?

    O texto está em Prov.13:12 que diz “A ESPERANÇA QUE SE TARDA DEIXA O CORAÇÃO DOENTE…”.
    O que é “a esperança que se tarda?” Creio que é o que chamamos de decepção.

    Todos nos decepcionamos quando as coisas não saem do jeito que queremos. Ficamos desapontados quando temos um plano que fracassa, uma expectativa que não se materializa ou objetivo que não foi atingido. Podemos nos decepcionar com qualquer coisa, desde um piquenique arrasado pela chuva até a perda de um emprego. Ficamos desapontados quando o novo relógio que ganhamos não funciona direito ou quando o filho que espeávamos que melhorasse em seu comportamento não dá sinais disso.

    Quando coisas assim acontecem, durante algum tempo experimentamos uma sensação de abatimento – aquele tipo de abatimento que pode nos levar à depressão caso não seja tratado corretamente. É quando temos de tomar a decisão de nos adaptarmose ajustarmos, adotando uma nova abordagem e simplesmente seguindo em frente apesar dos nossos sentimentos. É nesse momento que precisamos lembrar que temos o Grande Deus habitando dentro de nós, de modo que, a despeito do que possa ter acontecido ou acontecer para nos frustrar, ou de quanto tempo possa levar para que nossos sonhos e objetivos se tornem realidade, não vamos desistir apenas por causa das nossas emoções.

    É nessa hora que precisamos nos lembrar do que Deus certa vez me disse em um desses momentos: “Quando se decepcionar,você pode sempre tomar a decisão de renovar sua esperança!”

    A decepção geralmente leva ao estado de desânimo, que é ainda pior do que estar sedado.
    Todos nós experimentamos o sentimento de depressão que vem depois de tentarmos ao máximo fazer algo e nada acontecer ou então as coisas desabarem completamente.

    Como é decepcionante e desanimador vermos as coisas que amamos serem destruídas de forma insensata pelos outros, ou, o que é pior, pela nossa própria negligência ou fracasso.
    Independente da forma como isso aconteça ou quem possa ser responsável, é difícil seguir em frente quando tudo com que contamos desaba ao nosso redor.

    É então que aqueles que entre nós têm o poder criativo do Espírito Santo dentro de si podem obter uma nova visão,uma nova direção e um novo objetivo para nos ajudar a vencer a frustração que tenta nos puxar para baixo.

    A esperança que se retarda de fato deixa o coração doente, mas ela pode ser reacendida, e nossos corações podem ser curados novamente pelo poder do Espírito Santo.

    Saudações em Cristo!

  12. Pingback: Discriminação, narcisismo e orgulho religioso.

  13. Pingback: igreja cristã maranata – discriminacao narcisismo e orgulho religioso « a obra revelada da icm maranata

  14. Pingback: REFLORESTAMENTO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s